2006-09-06 18:04:42

O Apóstolo Filipe ensina-nos que é preciso entrar na intimidade de Jesus para o conhecer na sua verdade, no seu mistério, como Irmão e Amigo: Bento XVI na audiência geral


“A amizade tem necessidade da proximidade, vive da proximidade”. Isto vale também na relação com Cristo. “Não basta conhecer os seus ensinamentos, é preciso conhecê-lo pessoalmente, a sua humanidade e divindade, o seu mistério, a sua beleza”: palavras do Papa, na audiência geral desta quarta-feira, na Praça de São Pedro, com vinte e cinco mil fiéis.
Prosseguindo as suas reflexões sobre os Apóstolos, o Papa deteve-se desta vez na figura de São Filipe. “Vem e vê! Nesta resposta directa mas clara, Filipe manifesta as características da verdadeira testemunha: não se contenta de propor o anúncio como uma teoria, mas interpela directamente o interlocutor, sugerindo-lhe que faça ele próprio uma experiência pessoal do que foi anunciado, ousando experimentar”. Estes dois verbos (ir e ver) foram também usados pelo próprio Jesus quando dois discípulos de João Baptista o avizinham para lhe perguntar onde habita. Filipe “empenha-nos, portanto, a conhecer de perto Jesus”. Aliás, segundo Marcos, “Jesus escolheu os Doze antes de mais com o objectivo de estarem com ele, isto é, de partilharem a sua vida e de aprenderem directamente d’Ele o estilo do seu comportamento, mas sobretudo quem Ele efectivamente era. Mais tarde, na Carta de Paulo aos Efésios, ler-se-á que o importante é “aprender Cristo”.
“O importante é aprender Cristo, portanto, não só e não tanto escutar os seus ensinamentos, mas mais ainda conhecê-lo pessoalmente, isto é a sua humanidade e divindade, o seu mistério, a sua beleza. De facto, Ele não é só um Mestre, mas um Amigo, mais ainda – um Irmão. Como poderemos conhecê-lo permanecendo distantes? A intimidade, a familiaridade, o ser afeiçoados, faz-nos descobrir a verdadeira identidade de Jesus Cristo. É precisamente isto que nos recorda o apóstolo Filipe… e assim nos convida a ir ver, isto é, a entrar em contacto de escuta, de resposta e de comunhão de vida com Jesus”.

A concluir, o Santo Padre resumiu de novo, o conteúdo desta sua catequese, como o objectivo ao qual deve tender a nossa vida:
“(O objectivo de toda a nossa vida é) encontrar Jesus como o encontrou Filipe, procurando ver n’Ele o Pai celeste. Se este empenho viesse a faltar, ficaríamos sempre confinados a nós próprios, como num espelho, e estaríamos cada vez mais isolados. Filipe, pelo contrário, ensina-nos a deixarmo-nos conquistar por Jesus, a estar com Ele e a convidar também outros a partilhar esta companhia indispensável, e, encontrando Deus, encontra a verdadeira vida”.

Presentes, entre os muitos milhares de peregrinos que enchiam a Praça de São Pedro, grupos de portugueses e brasileiros aos quais Bento XVI dirigiu uma saudação na nossa língua:
"Amados Irmãos e Irmãs,
Ao ilustrar a vida do Apóstolo Filipe, nossa Catequese de hoje destaca a sua posição favorável dentro do Colégio Apostólico, ajudando-nos a conhecer, na humanidade Santíssima de Cristo, nosso Pai dos céus. Por isso, São Paulo nos convida a “aprender de Cristo” (cf. Ef 4,20), não só escutando seus ensinamentos, mas descobrindo a verdadeira identidade de nosso Senhor, pela sua riqueza inefável de graça e misericórdia. / Saúdo com afeto os peregrinos de língua portuguesa aqui presentes. De modo especial desejo mencionar a presença do Seminário Maior de São José da Diocese de Bragança-Miranda, e um grupo de visitantes de Portugal e do Brasil. Rogo a Deus que este encontro com o Sucessor de Pedro os leve a um sempre maior compromisso com a Igreja reunida na caridade, ao conceder-vos uma propiciadora Bênção para vossas famílias e comunidades."

Na conclusão da audiência geral, o Papa Ratzinger encomendou à oração dos fiéis a viagem apostólica que está para realizar à Alemanha, a partir deste sábado.
“Dou graças ao Senhor pela oportunidade que me dá de deslocar-me, pela primeira vez desde a minha eleição a Bispo de Roma, à Baviera, minha terra de origem. Acompanhai-me, caros amigos, nesta minha visita, que confio à Virgem Maria. Seja Ela a guiar os meus passos: seja Ele a obter para o povo alemão uma renovada primavera de fé e de progresso cívico”.
ilipe, partindo do episódio em que este refere a Natanael o facto de ter encontrado Jesus, perante as resistências encontradas, “não se rende mas insiste com decisão “Vem e vê!”








All the contents on this site are copyrighted ©.