2006-09-02 19:47:41

BENTO XVI VISITA O SANTUÁRIO DA SANTA FACE, NA REGIÃO ITALIANA DE ABRUZZO E RENOVA SEU APELO PELA SALVAGUARDA DA CRIAÇÃO


Manoppello, 1º set (RV) - Uma visita de breve duração, mas densa de significado: Bento XVI visitou, esta manhã, o Santuário da Santa Face, Na pequena localidade de Manoppello, na região italiana de Abruzzo.

Durante a peregrinação à santa relíquia, o Papa ressaltou que para reconhecer a Face de Jesus em nossos irmãos, é preciso ter "mãos e corações puros". Somente assim, se pode entrar em comunhão com Ele. A visita do Santo Padre _ que durou apenas duas horas _ foi acompanhada de manifestações de alegria por parte dos fiéis que, de toda a região de Abruzzo acorreram ao santuário.

Peregrino entre os peregrinos, Bento XVI foi acolhido em Manoppello pelo caloroso abraço dos fiéis que, desde as primeiras horas do dia, se reuniram aos milhares, na esplanada do santuário, localizado numa colina imersa no verde.

Pouco antes das 10h locais, coros em festa e lenços branco-amarelos _ as cores da bandeira vaticana _ saudaram a chegada do Papa. Bento XVI chegou ao local de helicóptero, que pousou a poucos passos do santuário.

Após a adoração do Santíssimo Sacramento, teve lugar o evento longamente esperado pela comunidade local e pelos frades capuchinhos: o Papa se recolheu em oração por alguns minutos diante da relíquia da Santa Face. Um momento de grande e profunda intensidade espiritual.

Em seu discurso ao clero local, o Papa agradeceu ao bispo local, Dom Bruno Forte, definindo-o como "um amigo de muitos anos", além de insigne teólogo. O Pontífice afirmou considerar os sacerdotes e religiosos como pessoas "enamoradas de Cristo, atraídas por Ele e comprometidas em fazer da própria existência uma busca contínua de Sua Santa Face".

O caminho de Cristo é "o caminho do amor total que vence a morte". Uma experiência extraordinária _ ressaltou _ vivida pelos primeiros dois apóstolos, que seguiram Jesus no rio Jordão. "Quem vive em Deus já nesta terra" _ observou _ é "atraído e transformado pelo fulgor de Sua face".

"Essa é a experiência dos verdadeiros amigos de Deus, os santos, que reconheceram e amaram nos irmãos, especialmente nos mais pobres e necessitados, a face daquele Deus longamente contemplado com amor na oração. Eles são para nós encorajadores exemplos a serem imitados; eles nos asseguram que se percorrermos com fidelidade esse caminho, o caminho do amor, também nós _ como canta o Salmista _ nos saciaremos da presença de Deus."

"Para entrar em comunhão com Cristo e contemplar a Sua face _ afirmou Bento XVI _ para reconhecer a Face do Senhor na face dos irmãos e nos fatos de cada dia, são necessários mãos e corações puros. (...) Mãos inocentes, isto é, vidas iluminadas pela verdade do amor que vence a indiferença, a dúvida, a mentira e o egoísmo; e, no mais, são necessários corações puros, corações atraídos pela beleza divina, como diz a pequena Teresa de Lisieux em sua oração à Santa Face, corações que carregam impressa a Face de Cristo."

O Pontífice convidou todos a buscarem sempre _ em nossa peregrinação terrena _ a Face de Jesus, para encontrar a glória eterna. Uma certeza que animou os santos da região italiana de Abruzzo e, em particular, o Papa citou Gabriel de Nossa Senhora das Dores, e Camilo de Lellis.

Por fim, invocou a intercessão de Nossa Senhora, tão venerada em muitos santuários espalhados pelos vales de Abruzzo, para o bem das famílias e das nações. O Santo Padre dirigiu um pensamento particular à salvaguarda da Criação.

"Que a Mãe do Criador nos ajude a respeitar também a natureza, grande dom de Deus que aqui podemos admirar olhando as estupendas montanhas que nos circundam. Esse dom, porém, está cada vez mais exposto a sérios riscos de degradação e deve por isso ser defendido e tutelado." (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.