2006-09-01 12:00:14

Bento XVI no Santuário do Santo Rosto em Manoppello fala das exigências para reconhecer o rosto de Jesus e lança um novo apelo em defesa do ambiente.


Bento XVI deslocou-se de helicóptero, na manhã desta sexta feira, ao Santuário do Santo Rosto em Manoppello, uma localidade da região dos Abruzos, na Itália Central
Esta foi a primeira vez que o Santuário recebeu a visita de um Papa. No local encontra-se o véu em que, segundo a tradição, teria ficado impresso o rosto de Jesus após ter sido limpo pela Verónica.
A peregrinação desta sexta-feira durou cerca de duas horas, nas quais Bento XVI adorou a Eucaristia em silêncio, venerou a relíquia do Santo Rosto - um véu de 17x24 centímetros - e pronunciou um discurso - catequese sobre as exigências necessárias para reconhecer o “rosto de Jesus”. Fugindo à onda mediática que se gerou em torno desta viagem, o Papa não falou do rosto físico, mas daquele que se manifesta “nos irmãos e nas vivências do dia-a-dia”.
Para isso, frisou, os fiéis devem ter “mãos inocentes e corações puros”, ou seja, “existências iluminadas pela verdade do amor que vence a indiferença, a dúvida, a mentira e o egoísmo”.
Classificando a sua visita ao Santuário italiano como “simples e familiar”, Bento XVI sublinhou que para “ver Deus” é preciso conhecer Jesus Cristo e dispor-se “a segui-lo até ao sacrifício da própria vida”.
O Papa recordou uma passagem do Evangelho, quando os discípulos conheceram Jesus e “não podiam imaginar quão profundo poderia ser o mistério de Jesus de Nazaré, quão insondável se poderia revelar o seu rosto”.

Bento XVI voltou hoje a lançar um apelo em favor da defesa do ambiente, no dia que a Igreja Católica na Itália dedica à “salvaguarda e defesa da Criação”.
Em visita à região dos Abruzos, junto ao parque nacional da Majella, o Papa convidou todos a “respeitar a natureza, grande dom de Deus, que aqui podemos admirar olhando para as formidáveis montanhas que nos rodeiam”.
Desde o Santuário do Santo Rosto, Bento XVI lembrou que o dom da natureza “está cada vez mais exposto aos riscos da degradação ambiental e, por isso, deve ser defendido e tutelado”. Para o Papa, é verdadeiramente uma “urgência ambientalista” aquela que levou a Igreja na Itália a indicar este primeiro dia de reflexão e oração pela salvaguarda do planeta.
Esta manhã, no Santuário do Santo Rosto em Manoppello, o Papa fora recebido por milhares de fiéis, com quem esteve durante vários minutos, agradecendo o seu entusiasmo e a sua fé.
D. Bruno Forte, arcebispo de Chieti-Vasto, ofereceu a Bento XVI duas reproduções do Santo Rosto, alguns quadros e uma dádiva para os mais pobres.








All the contents on this site are copyrighted ©.