2006-08-31 18:55:51

BENTO XVI SOBRE O APÓSTOLO MATEUS: QUEM SEGUE CRISTO NÃO PODE VIVER APEGADO A RIQUEZAS INJUSTAS


Cidade do Vaticano, 30 ago (RV) - O apóstolo Mateus, o coletor de impostos que chamado por Jesus, se ergueu e o seguiu, é o exemplo daquele que se desapega de tudo para seguir Cristo. Foi esse o ensinamento de Bento XVI aos fiéis e peregrinos de numerosos países do mundo, reunidos esta manhã, na monumental Sala Paulo VI, para a Audiência Geral., realizada na Sala Paulo VI, no Vaticano. "Também hoje _ disse o Papa _ não é admissível o apego a coisas incompatíveis com o seguimento de Jesus, como é o caso das riquezas desonestas."

Jesus não exclui ninguém de sua amizade e o bom anúncio do Evangelho consiste justamente na oferta da graça de Deus ao pecador. Essas palavras sintetizam a catequese de Bento XVI, centralizada hoje, na figura do apóstolo Mateus. O publicano que coletava os impostos, ao qual Jesus fez um convite simples _ "Segue-me!" _ e que se levantou e o seguiu, é o exemplo, ressaltou o Papa, da prontidão em responder ao chamado, o abandono de todas as coisas.

A história de Mateus é uma história, prosseguiu o Santo Padre, que ainda hoje tem algo a ensinar: "Evidentemente, Mateus entendeu que a familiaridade com Jesus não lhe permitia continuar em atividades desaprovadas por Deus. Não é difícil a sua aplicação ao presente: também hoje não é admissível o apego a coisas incompatíveis com o seguimento de Jesus, como é o caso das riquezas desonestas."

Na seqüela de Mateus _ acrescentou Bento XVI _ "é legítimo ler o desapego de uma situação de pecado e, ao mesmo tempo, a adesão consciente a uma existência nova". Na figura desse apóstolo, afirmou o Pontífice, "os Evangelhos nos propõem um verdadeiro paradoxo": "Quem está aparentemente mais distante da santidade, pode se tornar até mesmo um modelo de acolhimento da misericórdia de Deus e deixar entrever os seus maravilhosos efeitos em sua existência."

Mateus, que em hebraico significa "dom de Deus", o cobrador de impostos, era um homem que, segundo as concepções em voga em Israel dos primeiros séculos, era considerado um público pecador. "Manejava dinheiro, considerado impuro por causa da sua proveniência de gente estranha ao povo de Deus" _ explicou o Papa _ e "colaborava também com uma autoridade estrangeira detestavelmente ávida, cujos tributos podiam ser determinados de modo arbitrário."

E, no entanto, Jesus o acolheu no grupo de seus íntimos, oferecendo um grande ensinamento: "Quando se encontrava na casa de Mateus-Levi, em resposta a quem expressava escândalo pelo fato de ele freqüentar companhias pouco recomendadas, pronunciou a importante declaração: "Não são os sadios que precisam de médicos, mas os doentes, vim chamar não os justos, mas os pecadores"."

Bento XVI recordou ainda, que Mateus é o autor do primeiro Evangelho, o apóstolo o escreveu em hebraico, mas nós hoje temos somente a tradução em grego. Um Evangelho, concluiu o Papa, no qual o discípulo busca anunciar-nos a misericórdia salvífica de Deus.

Ao término de sua catequese em italiano, Bento XVI fez um breve resumo da mesma, em diversas línguas, entre as quais o português... "A catequese de hoje nos ilustra a figura do Evangelista São Mateus. O Apóstolo, ao ser chamado por Jesus, achava-se sentado à mesa dos arrecadadores de impostos. Tal fato, para os judeus, era sinal de impureza, pois o dinheiro arrecadado provinha dos estranhos ao Povo de Deus. Mas a misericórdia divina pôde mais. O Senhor chamou àquele que era considerado um pecador, para que O seguisse no caminho da santidade. Mateus é assim exemplo para nós, ao converter sua existência numa nova missão de pregador da Palavra de Deus." RealAudioMP3

E depois, saudou os diversos grupos presentes, dirigindo-se aos mesmos em suas respectivas línguas. Eis sua saudação aos de língua portuguesa: "Amados irmãos e irmãs, saúdo com afeto os peregrinos de língua portuguesa, mormente os visitantes portugueses. Faço votos de uma feliz estadia na Cidade Eterna, e de que este encontro com o Sucessor de Pedro reforce os seus propósitos de unidade e de comunhão na única fé em Jesus Cristo. Que Deus vos abençoe e vos proteja!" RealAudioMP3 (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.