2006-05-28 11:12:25

Construir a própria vida sobre a rocha que é Cristo, confiando totalmente na solidez desta base, pronto a resistir, com Ele, às inevitáveis crises e tribulações que se apresentarem: esta a exortação de Bento XVI aos jovens polacos, neste sábado ao fim da tarde, num Parque da periferia de Cracóvia.


Ponto de partida para a reflexão do Papa foi a passagem do Evangelho de São Mateus (7, 24-27), em que Jesus fala de construir a casa sobre a rocha inabalável ou sobre as areias movediças, que a farão desabar mais cedo ou mais tarde. Bento XVI convidou os jovens a não terem medo de fazer seu o legítimo desejo duma vida plena, feliz, realizada. Uma aspiração que se exprime na “nostalgia de uma casa na qual o pão de cada dia seja o amor, o perdão, a necessidade de compreensão, e onde a verdade seja o manancial de onde brota a paz do coração”.
Mas que significa construir a casa sobre a rocha? – Foi em resposta a esta pergunta fundamental que o Papa articulou a sua reflexão com os jovens polacos, neste sábado à noite.


“Construir sobre a rocha quer dizer, antes de mais, construir sobre Cristo e com Cristo” - escutar Jesus e aplicar as suas palavras.
“Construir sobre Cristo e com Cristo – sublinhou Bento XVI - significa construir sobre um fundamento que se chama amor crucificado… Alguém que é sempre fiel, mesmo quando nós somos infiéis… Alguém que se inclina constantemente sobre o coração ferido do homem… e que, do alto da cruz, lhe estende os braços, repetindo por toda a eternidade: Eu dou a minha vida por ti, porque te amo…. Alguém que foi rejeitado: pedra viva rejeitada pelos homens, mas preciosa e escolhida aos olhos de Deus.
Esta rejeição de Jesus da parte dos homens, que continua ao longo dos tempos, até aos nossos dias, não nos deve desencorajar. “Uma fé forte deve atravessar provações. Uma fé viva deve crescer. A nossa fé em Jesus Cristo… confronta-se muitas vezes com a falta de fé dos outros”. Há que não desanimar. Não nos advertiu Jesus que mesmo sobre a casa construída sobre a rocha, se abaterão a chuva e os ventos?


“Estes fenómenos naturais – observou o Papa – não são apenas uma imagem das múltiplas contrariedades da condição humana, mas indicam também que estas são normais, previsíveis. Cristo não promete que sobre uma casa em construção nunca se venha a abater uma chuva torrencial, nem promete que não possa acontecer que uma vaga destruidora venha a arrastar consigo o que nos é mais caro, ou que ventos impetuosos destruam o que construímos tantas vezes à custa de enormes sacrifícios”.
Nada disto há-de fazer desanimar! “Um edifício construído sobre a rocha não equivale a uma construção isenta do jogo das forças naturais inscritas no mistério do homem. Ter construído sobre a rocha significa poder contar sobre a consciência de que nos momentos difíceis há uma força segura sobre a qual confiar”.


Quase a concluir as suas palavras aos jovens polacos, no encontro que teve lugar no parque de Bionie, nos arredores de Cracóvia, neste sábado à noite, Bento XVI observou ainda que “construir sobre a rocha quer também dizer construir sobre Pedro e com Pedro”, pois que o Senhor lhe disse Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.
“Se Cristo, a Rocha, a pedra vida e preciosa, chama ao seu Apóstolo pedra, isso significa que ele quer que Pedro, e juntamente com ele toda a Igreja, sejam sinal visível do único Salvador e Senhor… Não tenhais medo de construir a vossa vida na Igreja e com a Igreja. Não vos envergonheis do vosso amor a Pedro e à Igreja a ele confiada. Não vos deixeis iludir por aqueles que querem contrapor Cristo à Igreja! É uma só, única, a rocha sobre a qual vale a pena construir a casa. Esta rocha é Cristo. E uma só é a pedra sobre a qual vale a pena tudo apoiar. Esta pedra è aquele a quem Cristo disse: Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.
E o Santo Padre concluiu assegurando que o Papa – o de hoje, como o de ontem ou de amanhã – sempre estarão ao lado dos jovens empenhados em construir a sua vida sobre a rocha que é Cristo: “Vós conhecestes bem o Pedro dos nossos tempos. Portanto, nunca esqueçais que nem aquele Pedro que está observando o nosso encontro da janela de Deus Pai, nem este Pedro que agora está diante de vós, nem nenhum Pedro sucessivo estará jamais contra vós, nem contra a construção de uma casa duradoura, sobre a rocha, Bem ao contrário, (Pedro sempre) empenhará o seu coração e ambas as mãos para vos ajudar a construir a vida sobre Cristo e com Cristo”.








All the contents on this site are copyrighted ©.