2006-05-27 20:02:49

NO SEGUNDO DIA DE SUA VISITA APOSTÓLICA À POLÔNIA, O PAPA CONVIDA À COERÊNCIA NA FÉ


Varsóvia, 26 mai (RV) - A chuva insistente que caiu desde as primeiras horas da madrugada, não desencorajou os fiéis de Varsóvia que, em centenas de milhares (aproximadamente um milhão, segundo algumas estimativas) acorreram à Praça da Vitória (ou Praça Marechal Pilsudski) para participar da missa que o Santo Padre concelebrou com cardeais e bispos _ poloneses e do séquito, e de outros países _ como também com numerosos sacerdotes.

Foi nesta mesma praça que João Paulo II começou, em 2 de junho de 1979, sua primeira visita à Pátria, pedindo, ao final da homilia, em pleno regime comunista _ "Que desça o Espírito de Deus e renove a face da terra, desta terra!".

"27 anos depois _ ponderou Bento XVI _ ocorreram diante dos nossos olhos, mudanças de inteiros sistemas políticos, econômicos e sociais. As pessoas, em diversos países, reconquistaram a liberdade e o sentido da dignidade."

Bento XVI quis, publicamente, render homenagem à grande fé da Polônia, que foi um fator determinante na queda de regimes comunistas que oprimiam tantos povos no leste europeu.

O Papa chegou de papamóvel, após ter atravessado ruas e praças igualmente repletas de fiéis que queriam vê-lo passar. O Papa concelebrou a missa votiva do Espírito Santo, no altar encimado por uma cruz branca de 25m, que tornava ainda mais fortes as suas invectivas contra as tendências secularistas e relativistas que caracterizam a cultura moderna. Com efeito, Bento XVI retomou um tema que vem sendo uma tônica do seu pontificado, ou seja, o da união estreita entre amor e verdade.

"Sede firmes na fé!". Ouvimos pouco antes as palavras de Jesus. "Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro advogado, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade". Nessas palavras _ prosseguiu Bento XVI _ Jesus revela a ligação profunda que existe entre a fé e a profissão da Verdade Divina, entre a fé e a doação a Jesus Cristo no amor, entre a fé e a prática da vida inspirada nos mandamentos."

A fé, como conhecimento e profissão da verdade sobre Deus e sobre o homem depende da pregação e a pregação, por sua vez, se faz por causa da palavra de Cristo, que os apóstolos transmitiram intacta a seus sucessores, ao longo da história da Igreja. Tantos pregadores do Evangelho deram suas vidas precisamente por causa da fidelidade à verdade da palavra de Cristo. E assim, da preocupação pela verdade nasceu a Tradição da Igreja.

"Como nos séculos passados _ frisou o Papa _ também hoje há pessoas ou ambientes que, descuidando dessa Tradição de séculos, gostariam de falsificar a palavra de Cristo e tirar do Evangelho, as verdades, segundo eles, demasiadamente incômodas para o homem moderno. Procura-se criar a impressão de que tudo é relativo: mesmo as verdades da fé dependeriam da situação histórica e da avaliação humana. Mas a Igreja não pode fazer silenciar o Espírito de Verdade."

Bento XVI lembrou que os sucessores dos Apóstolos, juntamente com o Papa, são responsáveis pela verdade do Evangelho, e todos os cristãos são chamados a compartilhar essa responsabilidade, acatando suas indicações autorizadas.

"Todo cristão _ afirmou o Papa _ é chamado a confrontar continuamente as suas convicções com os ditames do Evangelho e da Tradição da Igreja, com o compromisso de permanecer fiel à palavra de Cristo, mesmo quando ela é exigente e humanamente difícil de compreender. Não devemos cair _ foi o convite do Papa _ na tentação do relativismo e da interpretação subjetivista e seletiva da Sagrada Escritura. Só a verdade íntegra nos pode abrir à adesão a Cristo morto e ressuscitado para a nossa salvação."

"A fé _ explicou o Santo Padre _ não significa apenas aceitar um certo número de verdades abstratas acerca dos mistérios de Deus, do homem, da vida e da morte, das realidades futuras. A fé consiste numa relação íntima com Cristo, uma relação baseada no amor por aquele que nos amou por primeiro."

Bento XVI não faz abatimento quando explica que viver a fé como relação de amor com Cristo significa também, estar pronto a renunciar a tudo o que constitui a negação do seu amor. Foi por isso que Jesus disse aos apóstolos: "Se me amais, guardareis os meus mandamentos."

Bento XVI concluiu sua homilia em polonês, aplaudido pela assembléia, com uma invocação a Nossa Senhora: "Que Maria, Rainha da Polônia, vos mostre o caminho para o seu Filho e vos acompanhe no caminho para um futuro feliz e cheio de paz. Nunca falte nos vossos corações o amor por Cristo e pela sua Igreja."

===============

Participou da missa, além do Presidente da República e de numerosas autoridades, também a mãe do Pe. Jerzy Popieluzko, o sacerdote polonês ligado ao sindicato Solidariedade, assassinado em 1984 por sicários do regime comunista.

===============

Depois da missa na Praça da Liberdade, em Varsóvia, o Papa foi de papamóvel para a Nunciatura Apostólica, distante 5 km, onde almoçou com o séqüito.

Depois de um breve repouso, despediu-se dos membros da comissão organizadora da visita e dos funcionários da Nunciatura. A seguir, juntamente com sua comitiva, rumou para o aeroporto de Varsóvia, onde embarcou no helicóptero que o levou ao heliporto de Czestochowa, uma distância de 200 km, percorrida em aproximadamente uma hora e meia.

O santuário de Czestochowa _ também chamado "de Jasna Gora" _ é o santuário mariano mais famoso da Polônia. Confiado aos Paulinos, é ali que, desde o século XIV, se venera o ícone da Mãe de Deus, chamada também de Nossa Senhora Negra.

Foi nesse santuário que o Papa se encontrou com religiosos, religiosas, seminaristas e representantes dos movimentos católicos e da vida consagrada, num total de cerca de 700 pessoas.

A tônica do discurso do Papa foi a necessidade de aprender a rezar com Maria, pois é a Mãe do Senhor, com a sua delicadeza feminina, quem nos indica "como abrir as nossas mentes e os nossos corações à potência do Espírito Santo, que vem a nós para que o levemos ao mundo inteiro".

A oração requer silêncio e recolhimento, pois a fé é um contacto com o mistério de Deus", é um abandonar-se à própria verdade da palavra do Deus vivo, que se esconde no mistério.

Deus se esconde no mistério: pretender compreendê-Lo significaria querer circunscrevê-Lo nos nossos conceitos e no nosso saber e, assim, irremediavelmente perdê-Lo. Mediante a fé, ao invés, podemos abrir uma fenda através dos conceitos, até mesmo dos teológicos, e "tocar" o Deus vivo. E, quando "tocado", Deus nos transmite imediatamente a sua força.

Bento XVI insistiu na importância de crer na potência da fé, na sua capacidade de estabelecer uma ligação direta como o Deus vivo.

Outra idéia forte do discurso do Papa foi a reflexão sobre o chamamento, a vocação. Vocação, em primeiro lugar à santidade, à união com Deus e premissa da transmissão desta experiência aos outros. Dar-se sem reservas a Cristo e ao seu Reino.

O Papa exortou os seminaristas a aprenderem com Maria, no cotidiano, o seu "faça-se!". A seguir, lembrou aos representantes dos novos movimentos na Igreja, que a vitalidade de suas comunidades é um sinal da presença ativa do Espírito Santo. Também aqui a verificação da autenticidade da fé dos membros desses movimento e da sua missão será o confronto com a fé de Maria. "Permaneçam na sua escola", foi a exortação de Bento XVI.

Ao término desse encontro, o Pontífice deixou o santuário de Nossa Senhora Negra, de Jasna Gora, e retornou ao heliporto, onde o helicóptero o levou a Cracóvia, distante cerca de 100 km. O Papa ficará hospedado no palácio do Arcebispado local. (PL)







All the contents on this site are copyrighted ©.