2006-05-15 16:04:02

NO FINAL, O MEU CORAÇÃO IMACULADO TRIUNFARÁ: PAPA RECORDA PROMESSA DA VIRGEM DE FÁTIMA


Cidade do Vaticano, 14 mai (RV) - Embora "ainda haja motivos de apreensão em relação ao futuro da humanidade, no final o Coração Imaculado de Maria triunfará": foi o que disse o Papa, ao meio-dia deste domingo, na alocução que precedeu a oração mariana do Regina Coeli que, neste tempo pascal, substitui a oração mariana do Angelus.

Falando aos milhares de fiéis e peregrinos reunidos na monumental Praça São Pedro, Bento XVI recordou _ como já o fizera ontem _ o 25º aniversário do atentado contra João Paulo II, no dia 13 de maio de 1981, em plena Praça, e o fez, relacionando o atentado com as aparições da Virgem de Fátima. Nesse contexto, o Santo Padre exortou os fiéis a serem "corajosas testemunhas da verdade do Evangelho e da alegria pascal", buscando a força no amor que nasce da união com Cristo.

Explicando o Evangelho de hoje _ quinto domingo do tempo pascal _ no qual Jesus exorta os discípulos a permanecerem com Ele como os ramos da videira, o Papa disse: "Trata-se de uma parábola muito significativa, porque exprime com grande eficácia, que a vida cristã é mistério de comunhão com Jesus: "Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim, nada podeis fazer" (do Evangelho segundo São João, capítulo 15, versículo 5). O segredo da fecundidade espiritual _ observou o Pontífice _ está na união com Deus, união que se realiza, sobretudo, na Eucaristia, também chamada, justamente, "Comunhão"."
Bento XVI recordou que, exatamente neste período do ano, muitas comunidades paroquiais celebram a Primeira Comunhão das crianças. Sendo assim, dirigiu uma especial saudação a todas as crianças que estão tendo seu primeiro encontro com Jesus-Eucaristia, com votos de que "se tornem os ramos da videira que é Jesus, e se tornem seus verdadeiros discípulos".

"Um caminho seguro para se manter unidos a Cristo como os ramos à videira _ acrescentou o Papa _ é recorrer à intercessão de Maria que, ontem, 13 de maio, a Igreja venerou de modo particular, recordando as aparições de 1917, em Fátima, quando a Virgem se mostrou aos três pastorzinhos: Francisco, Jacinta e Lúcia.
 
"A mensagem que lhes confiou _ disse o Papa _ em continuidade com a mensagem de Lourdes, na França, era um forte apelo em favor da oração e em prol da conversão; uma mensagem realmente profética, considerando as inauditas destruições causadas pelas guerras e pelos regimes totalitários, além das perseguições contra a Igreja, durante o século XX."

À luz dessas aparições de Fátima, o Santo Padre recordou o 25º aniversário do atentado contra seu predecessor _ João Paulo II _ que sentiu _ disse Bento XVI _ ter sido salvo por intercessão da Virgem: um reconhecimento que marcou profundamente, todo o seu pontificado. Um pontificado marcado também pelas revelações da Virgem de Fátima.

"Se não faltaram preocupações e sofrimentos, e se ainda subsistem motivos de apreensão pelo futuro da humanidade _ acrescentou o Papa _ é de conforto, todavia, o que a "Branca Senhora" prometeu aos pastorzinhos: "No final, o meu Coração Imaculado triunfará!""

Neste domingo, Dia das Mães, Bento XVI concluiu sua alocução, pedindo à Virgem Santíssima que continue a velar pelo caminho da Igreja e da humanidade, e "de modo especial, pelas famílias, pelas mães e pelas crianças". (AF)







All the contents on this site are copyrighted ©.