2006-05-04 18:06:28

BENTO XVI RETOMA, NA AUDIÊNCIA GERAL, A CATEQUESE SOBRE A TRADIÇÃO APOSTÓLICA


Cidade do Vaticano, 03 mai (RV) - O significado da tradição apostólica em suas origens: este foi o tema desenvolvido por Bento XVI na Audiência Geral desta quarta-feira, realizada na Praça São Pedro, com a presença de numerosos fiéis e peregrinos.

Em sua catequese, o Papa voltou a abordar "um tema de grande relevo para a Igreja" _ como ele mesmo ressaltou: o da "tradição apostólica", já afrontado quarta-feira passada, justamente para entender "o que é a Igreja".

"Nestas catequeses, queremos um pouco entender o que é a Igreja. Na última quarta-feira meditamos sobre o tema da tradição. Vimos que a tradição não é uma coleção de coisas, de palavras, como uma caixa de coisas mortas; a tradição é o rio vivo da vida que vem das origens, de Cristo, que chega até nós e nos envolve na história de Deus com a humanidade."

Tradição apostólica "sobretudo em suas origens". De fato _ explicou o Papa _ Cristo "ordenou aos apóstolos, que pregassem a todos, comunicando seus dons divinos, o Evangelho como fonte de toda verdade salutar e de toda regra moral".

"Por isso _ comenta o Concílio Vaticano II _ aquilo que foi transmitido pelos apóstolos compreende tudo aquilo que contribui para a santa conduta e para o incremento da fé do Povo de Deus" _acrescentou o Pontífice.

"Assim a Igreja, em sua doutrina, em sua vida e no seu culto, perpetua e transmite a todas as gerações tudo aquilo que ela é, tudo aquilo que ela crê" _ anuiu.

Portanto, "a tradição é o Evangelho vivo, anunciado pelos apóstolos na sua integridade, baseado na plenitude da sua experiência única e irrepetível: por sua obra a fé é comunicada aos outros, até chegar a nós, até o fim do mundo" _ disse ainda Bento XVI.

Após a catequese, o Papa passou a saudar os numerosos fiéis e peregrinos presentes, dirigindo-se a eles em suas respectivas línguas. Eis o resumo de sua catequese e sua saudação em português... "Amados irmãos e irmãs, Cristo mandou aos apóstolos que o Evangelho (...) eles o pregassem a todos, como fonte de toda a verdade salutar e de toda a regra moral. A comunidade, nascida pelo anúncio do Evangelho, se reconhece convocada pela palavra daqueles que foram por Ele enviados. A Tradição é, por isso, Evangelho vivo, história do Espírito que age no seio da Igreja. RealAudioMP3 Peço a Deus que reforceis a fé na tradição apostólica e recomendo ao Todo-poderoso os peregrinos aqui presentes de Portugal, nomeadamente do Colégio de Nossa Senhora de Assunção de Anadia, e um grupo de visitantes do Brasil. A todos concedo, extensível aos vossos parentes e amigos, a minha Bênção Apostólica." RealAudioMP3 (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.