2006-04-04 11:19:56

O Papa Wojtyla viveu a sua vida como oferta total a Deus e à Igreja: recordou Bento XVI na Missa de sufrágio, segunda à tarde, na Praça de São Pedro


Na Eucaristia de sufrágio por João Paulo II, o seu sucessor evocou o exemplo de vida do Papa Wojtyla, a partir das leituras da celebração. Antes de mais, a passagem do Livro da Sabedoria que refere a recompensa que Deus concede aos justos que permanecem fiéis no meio das provações: “Deus provou-os e achou-os dignos de si; experimentou-os como o ouro no cadinho e aceitou-os como um holocausto”, isto é, oferta total, consumada pelo fogo. Assim também – observou Bento XVI – João Paulo II fez de toda a sua existência um “dom a Deus e à Igreja, vivendo a dimensão sacrificial do seu sacerdócio, especialmente na celebração da Eucaristia”. “Ele nunca escondeu o seu desejo de se tornar cada vez mais uma só coisa com Cristo Sacerdote, mediante o sacrifício eucarístico”.
“Na base desta oferta total estava naturalmente a fé” – prosseguiu o Papa, passando à segunda leitura, tirada da Primeira Carta de São Pedro, que alude precisamente à “prova a que é submetida a vossa fé, muito mais precioso do que o ouro perecível, o qual se prova pelo fogo”. Como alguém que teve ocasião de com ele conviver de perto, Bento XVI testemunhou a solidez e pureza da fé do seu antecessor, uma fé convicta e firme, “forte e autêntica, livre de medos e de compromissos”.
Passando finalmente à passagem do Evangelho segundo S. João que apresenta Jesus crucificado confiando Maria ao Apóstolo e este a Maria, o Papa referiu a “experiência mística e espiritual” de “uma vida completamente orientada para Cristo através de Maria”, em correspondência ao seu lema pontifício “Totus tuus”.
E Bento XVI concluiu convidando a olhar em frente, correspondendo aos repetidos convites de João Paulo II de avançar sem medo no caminho da fidelidade ao Evangelho.








All the contents on this site are copyrighted ©.