2006-03-26 15:45:37

A solidariedade da Igreja aos cristãos perseguidos por causa da fé expressa domingo ao meio-dia por Bento XVI, na alocução do Angelus.


Bento XVI começou por se referir ao Consistório, classificando-o como “uma intensa experiência eclesial que nos permitiu apreciar a riqueza espiritual da colegialidade, de nos encontrarmos conjuntamente, irmãos de diferentes proveniências, todos irmanados num único amor a Cristo e à Igreja”.
“Por uma providencial coincidência”, considerou o Papa, o Consistório coincidiu com o dia (24 de Março), em que se comemoram os missionários que nos últimos meses caíram vítimas, “nas fronteiras da evangelização e do serviço ao homem ao homem em diferentes partes da terra”. “O Consistório foi assim uma ocasião para nos sentirmos mais próximos de todos os cristãos que sofrem perseguição por causa da fé. O seu testemunho – de que todos os dias nos chegam notícias – e sobretudo o sacrifício dos os que foram mortos é para nós motivo de edificação e de estímulo para um compromisso evangélico cada vez mais sincero e generoso”.
“O meu pensamento se dirige de modo particular àquelas comunidades que vivem nos países onde falta a liberdade religiosa ou, não obstante o seu reconhecimento na legislação, de facto sofre múltiplas restrições. Envio-lhes um caloroso encorajamento a perseverarem na paciência e na caridade de Cristo, semente do Reino de Deus que vem, melhor ainda, que está já no mundo. A todos os que actuam ao serviço do Evangelho em tais dificuldades situações, desejo exprimir a mais viva solidariedade em nome de toda a Igreja, assegurando ao mesmo tempo a minha recordação quotidiana na oração”.
Recordando que a Virgem Maria “constitui para os cristãos a memória viva de Jesus”, animando a nossa oração e sustentando a nossa esperança, Bento XVI concluiu convidando a pedir-lhe “que nos guie no caminho de cada dia e proteja com especial predilecção aquelas comunidades cristãs que se encontram em condições da maior dificuldade e sofrimento.









All the contents on this site are copyrighted ©.