2005-12-17 18:30:30

PAPA AOS MILITARES ITALIANOS: "PREPAREM-SE PARA O ENCONTRO COM CRISTO"


Cidade do Vaticano, 16 dez (RV) - Neste período de Advento, que "nos impele à confiança", os militares devem se preparar para encontrar Cristo, "o Príncipe da paz": foi a exortação de Bento XVI aos componentes das Forças Armadas italianas que, esta manhã, participaram, na Basílica de São Pedro, da santa missa de preparação para o Natal.

Cerca de oito mil militares das quatro armas: exército, marinha, aeronáutica e carabineiros. A missa foi presidida pelo Ordinário Militar, o Arcebispo Angelo Bagnasco. Entre as autoridades presentes encontrava-se também o Ministro da Defesa, Antonio Martino.

Ao término do rito, o Papa foi à Basílica para saudar os militares italianos e falar-lhes sobre o significado do Natal.

Preparar-se para acolher Jesus com "humildade e sinceridade": foi o convite do Papa aos militares italianos. Bento XVI ressaltou que Cristo vem libertar "com o seu amor o coração do homem".

No Natal, reiterou o Pontífice, "será esperado o Messias, aquele que, na sinagoga de Nazaré, aplicará a si as antigas palavras proféticas: "O Senhor me enviou (…) para proclamar a libertação aos prisioneiros". "O Redentor do homem virá para libertar-nos _ disse ainda _ e romperá os vínculos do erro, do egoísmo, do pecado, que nos tornam prisioneiros."

"No mistério do Natal de Cristo _ disse Bento XVI _ o Pai celeste manifesta à humanidade a sua misericórdia. Ele não quis abandonar o homem a si mesmo e a seu pecado, mas veio ao nosso encontro, oferecendo-nos o perdão que liberta da opressão do pecado com a potência da sua graça. Que estes últimos dias de Advento possam, então, tornar mais forte em cada um de vocês, caros militares, o desejo do encontro com Cristo, o Príncipe da paz, fonte da nossa autêntica alegria."

"Todos os dias _ prosseguiu o Santo Padre _ experimentamos a precariedade e o caráter provisório da vida terrena, mas, graças à Encarnação do Filho unigênito do Pai, o nosso olhar consegue colher sempre mais, o amor providencial de Deus, que dá sentido e valor a toda a nossa existência." (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.