2005-11-12 20:03:45

BULGÁRIA PODE SER EXEMPLO DE SÁBIA INTEGRAÇÃO, AFIRMA BENTO XVI A EPISCOPADO BÚLGARO


Cidade do Vaticano, 12 nov (RV) - A Bulgária, com seus diversos componentes culturais e religiosos, pode ser um exemplo de sábia integração, de colaboração e de convivência pacífica. Foi o que disse o Santo Padre aos bispos búlgaros, recebidos em audiência esta manhã, ao término de sua visita "ad Limina".

"A comunidade católica, embora sendo minoria no contexto do país _ observou Bento XVI _ pode desempenhar uma tarefa de generoso testemunho da caridade universal de Cristo."

"Após o triste período da opressão comunista, os católicos que perseveraram com pronta fidelidade, na sua adesão a Cristo, percebem agora a urgência de consolidar a própria fé, e de difundir o Evangelho em todos os âmbitos sociais _ prosseguiu o Pontífice _ especialmente onde é maior a necessidade do anúncio cristão."

"Penso, por exemplo _ mencionou o Pontífice _ na significativa diminuição do índice de natalidade, no elevado percentual de abortos, na fragilidade de tantas famílias e no problema da emigração."

O Santo Padre congratulou-se com os bispos, pelo compromisso da Igreja Católica búlgara no campo social, e exortou os prelados a oferecerem, com entusiasmo, o testemunho de Cristo, convidando-os a difundir, mesmo diante da limitação do número de sacerdotes, o Evangelho da esperança e do amor.

"O que conta _ ressaltou Bento XVI _ não é tanto a eficiência da organização, quanto a inquebrantável confiança em Cristo, porque é justamente Ele quem conduz, rege e santifica a sua Igreja, também através do ministério de vocês."

"Em seus imperscrutáveis desígnios _ acrescentou o Papa _ Deus colocou vocês a exercitar seu serviço eclesial lado a lado aos nossos irmãos da Igreja ortodoxa búlgara. Faço votos de que as boas relações existentes, se desenvolvam ulteriormente, para o bem do anúncio do Evangelho do Filho de Deus, princípio e fim de toda ação feita pelo cristão."

A seguir, Bento XVI exortou o episcopado búlgaro... "É preciso prosseguir no caminho empreendido, intensificando a oração, a fim de que chegue logo a hora em que poderemos sentar em torno da única mesa, para comer o único Pão da salvação." (RL)







All the contents on this site are copyrighted ©.