2005-11-01 14:09:49

"Chamados á santidade, pensemos sem temor na morte": Bento XVI anunciou que âmanhã rezará junto do túmulo de João Paulo II.


Assomando á janela dos seus aposentos para a recitação da oração mariana do Angelus do meio dia, juntamente com poucos milhares de fiéis congregados na Praça de S.Pedro nesta Solenidade de todos os Santos Bento XVI explicou o significado desta festa e da comemoração dos fiéis defuntos que terá lugar neste dia 2.
Referindo-se á festa de “Todos os santos” explicou que ela nos faz saborear a alegria de fazer parte da grande família dos amigos de Deus. “Tornar-se santos, significa realizar plenamente aquilo que já somos enquanto elevados em Cristo Jesus á dignidade de filhos adoptivos”. A vida nova recebida no baptismo não está sujeita á corrupção e ao poder da morte e para quem vive em Cristo a morte é a passagem da peregrinação terrena á pátria celeste onde o Pai acolhe todos os seus filhos. No corpo místico de Cristo - explicou ainda o Papa - as almas dos fiéis encontram-se superando a barreira da morte, rezam umas pelas outras, realizando na caridade uma troca intima de dons, e isto explica a praxe de oferecer pelos defuntos orações de sufrágio.
Bento XVI anunciou que em união espiritual com todos aqueles que nestes dias se deslocam aos cemitérios para rezar pelos defuntos, amanhã irá ás Grutas do Vaticano e terá uma recordação especial pelo amado João Papa II.
A tradição de visitar os túmulos - disse ainda -, é uma ocasião para pensar sem temor no mistério da morte e cultivar aquela incessante vigilância que nos prepara para o enfrentar com serenidade.







All the contents on this site are copyrighted ©.