2005-10-21 18:44:48

Neste Domingo, dia mundial das missões: a Igreja deve ajudar á edificação de uma sociedade mais equitativa e fraterna.


Foi já a título póstumo que a Igreja conheceu a mensagem que João Paulo II tinha escrito para o Dia Mundial das Missões, que se celebra neste Domingo dia 23. No texto, o falecido Papa prestava um sentido tributo ao sacrifício dos missionários em prol da Igreja, que os leva mesmo a oferecer a sua vida.
“Quantos mártires missionários, neste nosso tempo! O seu exemplo leve numerosos jovens a percorrer o caminho da fidelidade heróica a Cristo! A Igreja tem necessidade de homens e de mulheres que estejam dispostos a consagrar-se totalmente à grande causa do Evangelho”, escreveu.
João Paulo II mostrava-se convencido de que a humanidade “tem necessidade de Cristo, «pão partido»”.
"Na nossa época, a sociedade humana parece envolvida por trevas densas, enquanto é abalada por acontecimentos dramáticos e confundida por calamidades naturais catastróficas. Contudo, assim como fez «na noite em que era entregue» (1 Cor 11, 23) também hoje Jesus «parte o pão» (cf. Mt 26, 26) por nós e, nas celebrações eucarísticas, oferece-se a si mesmo sob o sinal sacramental do seu amor por todos”, assinalou.
“E é em seu nome que os agentes no campo da pastoral e os missionários percorrem caminhos inexplorados, para levar o «pão» da salvação a todos”, acrescenta o documento.
Em Ano de Eucaristia, a mensagem explica que “a Eucaristia não é expressão de comunhão apenas na vida da Igreja; é também projecto de solidariedade em prol da humanidade inteira”.
“Se nos alimentámos do Corpo e do Sangue do Senhor crucificado e ressuscitado, não podemos conservar este «dom» somente para nós. Pelo contrário, é necessário difundi-lo”, explicava o Papa.
João Paulo II considerava que “o amor apaixonado por Cristo leva ao anúncio corajoso de Cristo; anúncio que, com o martírio, se torna oferta suprema de amor a Deus e aos irmãos”.
“A Eucaristia leva a uma acção evangelizadora generosa e a um compromisso efectivo na edificação de uma sociedade mais equitativa e fraterna”, sublinha a sua mensagem.







All the contents on this site are copyrighted ©.